Pesquisar neste blogue

11 de novembro de 2010

BISCOITOS VIDRADOS

 

Ingredientes:
820gr Farinha
1 colher de chá de Bicarbonato de soda
1 colher de chá de Canela em pó
1 colher de chá de Gengibre em pó
1/2 colher de chá de Sal
1/4 colher de chá de Cravinhos moídos
125gr de Manteiga sem sal à temperatura ambiente
125gr Açúcar Amarelo
500gr Açúcar
2 colheres de chá de Sumo de Limão

Preparação:
Numa taça grande, misture a farinha, o bicarbonato, a canela, o gengibre, o sal e o cravinho e reserve.

Noutra taça, bata com a ajuda de uma batedeira, a manteiga e o açúcar amarelo até obter um creme. Junte a mistura de farinha, alternando com 80ml de água, batendo devagar até dissolvida. Divida a massa ao meio, forme cada metade em rectângulo e embrulhe em papel aderente. Leve ao frio pelo menos por 1 hora, ou durante a noite.

Aqueça o forno a 180ºC/350ºF.  Usando uma metade de massa de cada vez, estenda a massa entre 2 folhas de papel aderente, com a ajuda de um rolo, até obter a espessura de 3mm. Leve ao frio por 10 minutos. Junte as sobras de massa e embrulhe em papel aderente. Leve a massa ao frio antes de voltar a estender.

Corte a massa com a ajuda de forminhas. (Para melhores resultados, pressione a forma na massa e retire o excesso em volta, antes de retirar a forma). Corte e retire os centros dos biscoitos. Faça um furinho em cada biscoito de forma a poder pendurá-los depois.

Leve ao forno até estarem croquantes, mas não escuros, cerca de 20 minutos. Transfira para grelhas para arrefecer. Quando frios, cubra os tabuleiros com papel vegetal e sobreponha os biscoitos e reserve.

Para fazer o caramelo:
Misture o açúcar, 80ml de água, e o sumo de limão num tachinho, e leve a lume brando. Mexa contínuamente para dissolver o açúcar. Quando o açúcar estiver dissolvido, pare de mexer, mas deixe continuar ao lume até obter uma cor amarelada, 5-10 minutos. Ocasionalmente raspe os lados do tacho com a ajuda de um pincel molhado em água fria, para evitar formar cristais. Separe o caramelo em várias tacinhas e adicione umas gotas de corante alimentar, de várias cores.

Encha muito cuidadosamente os centros dos biscoitos com o caramelo e deixe arrefecer. Passe um fio pelo furo dos biscoitos e faça um laço. Não pendure os biscoitos ao calor para não derreter o caramelo.

Sem comentários: