Pesquisar neste blogue

22 de março de 2011

BOLO DE CENOURA COM CREME DE CÔCO


Ingredientes:
4 chávenas de Cenoras trituradas
250gr Ananás
625ml Farinha
3 colheres de chá de Fermento em pó
2 colheres de chá de Bicarbonato de soda
1 colher de chá de Sal
2 colheres de chá de Canela em pó
1 colher de chá de Nóz Moscada
250gr Manteiga à temperatura ambientee
300gr Açúcar Amarelo
4 Ovos
2 colheres de chá de Baunilha líquida
125mL de Leite

CREME DE CÔCO:
500gr Queijo Filadélfia
250gr Manteiga à temperatura ambiente
2 Iogurtes naturais ou 500ml de Créme Azedo
1 colher de chá de Baunilha líquida
625gr Açúcar em pó
250gr Côco ralado

Preparação:
Aqueça o forno a 350°F/180°C. Unte duas formas redondas de mola.

Escorra bem o ananás e triture-o. Volte a escorrer se necessário. Triture as cenouras. Numa taça coloque a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal, a canela e a noz moscada. Mexa até estar bem envolvido. Noutra taça, bata a manteiga até obter um creme. Junte a pouco e pouco o açúcar e bata em v elocidade média por  3 minutos. Junte os ovos e depois a baunilha. Mexendo sempre em velocidade baixa, junte um terço da mistura de farinha e depois, metade do leite. Agora outro terço de farinha e o resto do leite, e por fim, o resto da farinha. A massa deverá estar bastante grossa. Gradualmente junte o ananás e a cenoura.

divida a massa pelas formas e remova as bolhas de ar, batendo com as formas na bancada 5-6 vezes. Leve ao forno por 40-45 minutos ou até o centro estar cozido. Deixe arrefecer por cerca de 15 minutos, desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

Após o bolo arrefecer completamente, bata a manteiga do creme até ficar cremosa, junte os iogurtes e a baunilha. Reduza a velocidade para o mínimo e junte o queijo creme. Adicione um terço do açúcar em pó mexendo sempre na velocidade mínima, até envolver. Gradualmente junte o restante açúcar em pó até ficar cremoso. Remova 1/4 do creme para a cobertura, e ao restante junte o côco. 

Corte os bolos ao meio horizontalmente, de forma a ficar com 4 camadas. Coloque uma delas num prato e barre com 1/3 do creme de côco. Repita a operação para a 2ª e 3ª camada. Coloque a última camada e barre com o creme sem côco. decore com aparas de côco fresco, tostadas. Mantenha no frio até à hora de servir.
Sugestão: Coza o bolo de véspera, e deixe o bolo repousar à temperatura ambiente durante a noite.
NOTA: Esta receita foi retirada daqui.

1 comentário:

Receitas para a Felicidade disse...

Oi Suzi adorei o seu blog e virei mais vezes pois fiquei seguidora, aqui só encontrei coisas boas e deliciosas. Vou levar a receita deste bolo ok?

beijos e boa semana!!